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2021-08-13

Guia Q1: As melhores dicas para profissionais de repintura automóvel

Os produtos e processos de pintura automóvel estão em constante evolução e, com o passar do tempo, novas técnicas de mascarar/isolamento surgem com o intuito de melhorar o desempenho e a qualidade.
Um dos principais benefícios de estar atualizado sobre as tendências do sector e utilizar novas técnicas é que elas podem ter uma influência profunda na rentabilidade de uma oficina. Para obter melhores resultados ao proteger e pintar o carro, existem alguns passos a seguir.
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1. Limpar antes do isolamento e da pintura

Não subestime o valor da limpeza. É essencial remover poeiras, fumos, sujidades e resíduos orgânicos de modo a garantir perfeita aderência da tinta e dos produtos. No caso de as superfícies não estarem totalmente limpas, a fita pode descolar durante o trabalho e a própria tinta pode soltar-se durante ou após o trabalho.

Então, tire algum tempo para limpar completamente o veículo:
• Limpar com água quente a 50ºC e com um produto de limpeza de pintura
• Utilize uma máquina de lavar de alta pressão para obter os melhores resultados
• Manter uma distância de pelo menos 20 cm da superfície

Dica: Lembre-se de repetir o procedimento de limpeza depois de cada etapa da pintura e entre a aplicação de um produto e o seguinte.
Cada grão de poeira que cai na superfície pode ficar preso na camada de tinta, criando um efeito desagradável quando o trabalho fica concluído.
Nessa situação, a remoção dos grãos requer muito tempo, atenção e paciência, e qualquer erro pode prejudicar todo o trabalho. Por isso é sempre melhor prevenir.

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2. Desengorduramento

Água quente e produtos de limpeza podem não ser suficientes para garantir a limpeza necessária: assim, são utilizados produtos desengordurantes à base de solventes ou água para remover a gordura, óleos e silicones do carro. Não encontrará um produto universal para cada tipo de carro, pelo que terá de escolher o mais adequado para o contaminante que está a tentar desengordurar.
Lembre-se sempre de se proteger utilizando luvas, mascara e óculos de proteção.

3. Lixagem e isolamento antes da pintura

O processo de lixagem é realizado para criar aderência, remover o acabamento anterior e remodelar as superfícies. Utilize grãos mais grossos na área danificada e vá reduzindo à medida que se afasta desta área.
Aqui começamos com o processo de isolamento. Se não cometer erros, o isolamento feito nesta etapa durará durante todo o trabalho de pintura e, assim, irá economizará tempo e dinheiro, uma vez que utiliza os produtos apenas uma vez. Lembre-se de dar uma proteção mais completa às superfícies plásticas, pois esse material é mais vulnerável a abrasivos.

Dica 1: Pode utilizar fita adesiva como proteção e como guia para acompanhar mais facilmente as curvas do veículo durante a lixagem. Especialmente se não estiver muito familiarizado com a lixagem, poderá aperfeiçoar o trabalho aplicando a fita em torno de bordas curvas e irregulares, mesmo que não precise de isolamento, para criar uma faixa a seguir com a lixadora. Em seguida, basta remover a fita e concluir o procedimento.

Dica 2: Já tentou mascarar inversamente? Em algumas circunstâncias, a utilização regular da fita adesiva e do papel pode criar linhas muito nítidas em áreas que, em vez disso, precisam de uma pintura mais uniforme. Nesse caso, aplique papel de mascarar como se fosse isolar a área danificada e, em seguida, dobre-o sobre a superfície a ser protegida. Desta forma, a dobra do papel permite que o excesso de tinta caia menos acentuadamente perto da linha da fita. Veja um exemplo nas fotos abaixo.


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Dica 3: Quando aplicar filme ou papel de mascarar em superfícies verticais, lembre-se de que, com o tempo, o peso aumentará à medida que eles retêm os primários e as tintas que utiliza. Como resultado, eles podem sair da superfície durante o trabalho de pintura. Pode evitar esse problema apertando-os com uma fita adesiva de tamanho maior.

4. Betumes e Primários de Enchimento

Os primários de enchimentos automotivos são utilizados para nivelar arranhões e raspagens. Para facilitar a sua aplicação pode utilizar a mesma técnica que vimos na etapa de lixagem, utilizando a fita adesiva como guia para acompanhar melhor as curvas e as dobras.
Uma vez terminado, deixe-os secar antes de prosseguir com o trabalho: os tempos de secagem dependem do primário de enchimento utilizado mas em qualquer caso, não deve exceder 65°C por 5 minutos*.
Após a aplicação do primário de enchimento, é necessário lixar novamente para nivelar a área tratada e obter uma superfície uniforme.

Dica 1: Utilize um guia de lixar para detectar as áreas irregulares durante o processo de lixagem. Quando todos os vestígios do guia de lixar desaparecerem, isso significa que o processo de lixagem está completo.

5. Primário

A aplicação do primário visa proporcionar uma boa aderência às camadas seguintes e proteger a superfície contra ferrugem e corrosão. Pode utilizar dois tipos de produtos: primários de um componente ou dois componentes, cada um deles com vantagens e desvantagens. Por exemplo, os primários de um componente estão prontos para usar sem mistura, mas precisam de calor para alcançar a secagem completa.
Após a aplicação, o primário seca a 90ºC por 15-20 minutos ou com lâmpada Infra-vermelhos a 110°C por 1,5 a 2 minutos*.

6. Anti-gravilha

Após o primário estar seco, o anti-gravilha é aplicada para cobrir todas as pequenas imperfeições. Após a aplicação, deixar secar, expondo a superfície à lâmpada Infravermelhos a 70°C por 15 minutos *.
Lixar novamente, uma última vez, para nivelar a superfície e remover o excesso de produto. Deve lixar com um grão médio (600), utilizando novamente um guia de lixagem para verificar se a lixagem foi eficiente ou não.

7. Pintura

Finalmente pode pintar o carro com a combinação necessária de base e verniz. A maioria dos carros exige apenas um tipo de base e um tipo de verniz, mas em alguns casos - como nos veículos com efeitos pérola – é necessário duas bases e um verniz. Apenas em alguns casos são necessárias duas bases e dois vernizes.
Tanto a base como o verniz secam na cabina de pintura a 60°C durante 30 minutos*, ou com a lâmpada Infra-vermelhos a 80°C durante 15-20 minutos*. No caso de utilizar duas bases, a primeira seca a 40-50ºC por 15 minutos.

Dica 1: Remova os produtos de isolamento logo após o ciclo de secagem, pois muitas fitas deixam resíduos de adesivo e partem quando expostas a inversões súbitas de temperatura.
Como alternativa, pode escolher uma fita adesiva que resista a mudanças de temperatura, como a fita adesiva Q1® Premium.

Chegámos ao fim do processo da pintura de carros. Se seguiu todos estes passos e teve cuidado em cada etapa, o carro está à sua frente a brilhar com a nova pintura e você aprendeu alguns truques para economizar tempo, reduzir o desperdício de produtos e aumentar a qualidade. Parabéns!

*Os tempos e temperaturas de secagem podem variar de acordo com o produto utilizado.
Todos os valores mencionados são determinados pela Q1 Tapes durante workshops com oficinas e fabricantes profissionais de tintas. Ler sempre a Ficha Técnica dos produtos que vai utilizar.

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