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2023-04-06

Como preparar a carroçaria antes de pintar

Ao pintar a carroçaria de um carro, deve ser muito minucioso com cada uma das etapas a seguir. Se deseja um acabamento soberbo, certifique-se de remover completamente todas as saliências, arranhões, áreas enferrujadas ou outras imperfeições. E para isso, tanto o processo de lixar antes da pintura quanto o polimento depois vão ter um papel fundamental em toda a operação.


A partir daqui, falaremos sobre os passos que deve seguir e, além disso, mostraremos as duas ferramentas que facilitarão muito o processo: a lixadora orbital RO 5 e a polidora orbital Cartec.

Quais os passos a seguir para pintar a carroçaria do carro?

Limpar, desengordurar  e marcação da carroçaria

Com o passar dos anos, a carroçaria do carro desgasta-se. Arranhões, cantos enferrujados, perda de cor ou casca de laranja são muitas das imperfeições que aparecem, e para eliminá-las é necessário lixar. Embora antes, a superfície deve estar muito limpa.

Após a limpeza, o ideal é desengordurar para que o processo de lixar seja mais fácil e rápido. A seguir, marque todas as partes danificadas e, por fim, cole com fita adesiva aquelas que correm o risco de serem danificadas pela passagem da lixadora (faróis, vidros, áreas plásticas, etc.).


Produtos aconselhados:

  • Desengordurantes 
  • Fitas de mascarar Q1 

Lixar imperfeições

Após o processo anterior, podemos dizer que a carroçaria está pronta para ser lixada. Mas para fazê-lo com sucesso e sem medo de danificar qualquer área, é aconselhável usar uma lixadora de base redonda.

Na Stayer temos a RO 5, uma lixadeira orbital com a qual, graças ao seu movimento oscilante e rotativo, a lixagem é menos invasiva e, portanto, não deixa tantas marcas quanto qualquer outra lixadora.

Com o auxílio de uma lixa de malha que se ajusta à profundidade de lixagem que se deseja, será mais fácil realizar o processo. Neste ponto é aconselhável que o grão seja 150 ou 180.

Além disso, se houver cortes maiores que 1 mm, sugerimos massa de fibra com catalisador ou endurecedor antes de lixar. E se mesmo assim ainda houver alguma imperfeição (menos de 1 mm) volte a usar massa, mas dessa vez sem fibra.

Lembre-se que após cada a lixagem, a carroçaria deve ser desengordurada para retirar o pó restante.

E uma vez terminado o processo de calafetagem e a primeira lixagem, você deve lixar novamente, mas desta vez com lixa de grão p240 e depois com outra lixa de grão 320. Cuidado com as bordas da porta ou do capô! É melhor usar um bloco de lixa fina para essas peças.

Terminado o acima, é hora de desengordurar o carro uma última vez antes da próxima etapa: o primário.

Produtos aconselhados:

  • Lixas Deerfos
  • Betumes

Primário

Esta fase servirá para todas as áreas onde a tinta desapareceu. Consiste em aplicar um revestimento antes da pintura para proteger essas partes e para que a tinta adira facilmente.

É conveniente repetir o processo 4 vezes e, como o primário é mais volátil, é melhor cobrir os vidros, vidros traseiros e dianteiros para que não fiquem manchado.

Tinta e verniz

Nesse ponto, é hora de despolir a carroçaria do carro lixando a superfície sem primário. Ou seja, o que não lixamos antes para garantir que agarre a tinta igualmente em todas as áreas. Para fazer isso bem, você deve usar uma lixa bem fina e depois limpar e desengordurar novamente.

Em seguida, revise as fitas adesivas e vamos pintar! (Repetindo o processo pelo menos 3 vezes). Deixe secar entre as demãos e limpe com um pano para remover qualquer poeira que possa cair.

Para finalizar, envernize no mínimo três vezes.

Produtos aconselhados:

  • General Paint (Entre em contacto para encontrar uma loja perto de si)
  • Vernizes

Quais os passos a seguir após a pintura?

Lixar novamente antes de polir

A casca de laranja sai ao aplicar muito verniz em cima da pintura da carroçaria. Para removê-lo, a primeira coisa a usar é uma lixadora e depois uma polidora para remover o excesso de verniz sem remover completamente a camada que deveria estar lá para proteção. E depois brilhe.

Como no resto das etapas, antes de começar deve colocar fita adesiva onde a lixadora pode danificar (faróis, plástico, vidro, etc.), lavar bem o carro e desengordurar.

Neste processo de lixagem, que pode ser a seco ou molhado, primeiro deve-se usar uma lixa de grão p1200, depois uma de grão p1500, depois uma de grão p2000 e por fim uma de grão p3000. Entre cada vez deve-se limpar e desengordurar. 

E depois polir.

Polir a carroçaria do carro

Para esta operação, utilize esponjas de diferentes durezas e também 3 tipos de polimento: a mais agressiva com a esponja mais dura, a segunda com a média e a terceira, a ultrafina, para que se obtenha muito brilho.
Se desejar, você também pode adicionar uma cera ou polish.

Produtos aconselhados:

  • Polidora Cartec
  • Gamas de polimento

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