x

Recrutamento









2021-09-22

Cartec: qual a importância do pH nos produtos de limpeza?

O valor do pH tem um papel muito importante na eficácia da remoção da sujidade, no que respeita à limpeza dos veículos. Em cada situação, deve-se ter em atenção à utilização de produtos mais alcaninos, neutros ou ácidos. Sabe qual escolher?


ph-valor-cartecO que é o pH?

O pH é um valor numa escala de 0 a 14 que indica se um produto é ácido, neutro ou alcanino. Um produto forte em ácido possui um valor 0 e é usado, por exemplo, para remover calcário ou partículas de ferrugem. Por outro lado, os produtos com pH neutro tem um valor em volta do 7 e distinguem-se por serem seguros a utilizar. A água da torneira, por exemplo, tem um valor de pH de 7. Por um fim, um produto alcanino classifica-se pelo seu pH de 14. Estes são adequados para remover gordura, óleo e sujidade provocada pelo pó.

Gama de pH de 0 - 3

Um produto ácido possui um pH entre 0 - 3. Estes são adequados para remover resíduos de cálcio e partículas de ferrugem, motivada pelo disco de travão dos carros. Ainda assim, estes produtos também podem ser utilizados para remover sujidade extrema. Por exemplo, um produto de limpeza ácido é a usado para limpar objetos ou situações com muito calcário, assim como aquela sujidade que as jantes acumulam dos travões do carro. Como o ácido dissolve muito bem o calcário, este também consegue remover cimento ou betão. Em algumas situações, é possível ver no chão dos centros de lavagem de carros quando foi utilizado um produto à base de ácido, pois o cimento fica danificado.

Estes são os motivos pelos quais a Cartec desenvolveu produtos de limpeza para jantes com um alto poder alcanino, pois são eficazes na limpeza das jantes.

laboratorio-cartec

Deve-se ter cuidado ao usar produtos ácidos fortes. As peças sensíveis de um carro, como estruturas de alumínio e peças cromadas, podem ser danificadas pelo uso impróprio. Portanto, use sempre estes produtos de acordo com as instruções e enxague bem a seguir com água.

Gama de pH de 3 - 6

Um produto ligeiramente ácido tem um valor de pH entre 3 e 6. É aqui que se encontram, em particular, os produtos à base de cera. O pH levemente ácido melhora a estabilidade dos produtos de cera e aumenta sua durabilidade. Este é um desenvolvimento positivo, porque todos queremos uma camada de cera nos carros que dure o máximo possível.

Splash Campô da Cartec é um exemplo de produtos dentro desta linha.

Gama de pH de 6 - 8

Os produtos neutros têm um valor de pH entre 6 e 8. São principalmente champôs suaves que são usados ​​na lavagem manual do carro. Devido ao seu pH neutro, não é prejudicial para a pele nem para os materiais do automóvel. O Iron Wash da Cartec, no entanto, é um produto excecional: tem pH neutro, mas dissolve partículas de ferro, como a poeira dos travões.

Gama de pH de 8 - 11

Um produto ligeiramente alcalino tem um valor de pH entre 8 e 11. São produtos de limpeza que, por um lado, funcionam com segurança, mas por outro também dissolvem bem a sujidade da estrada ou gordura. Normalmente, este tipo de sujidade vê-se durante uma lavagem normal do carro, mas também durante a limpeza do interior ou dos vidros.

Gama de pH de 11 - 14

Um produto alcalino forte tem um valor de pH entre 11 e 14. Estes podem ser agressivos, mas são considerados muito adequados para a remoção de óleo, graxa e sujidade do tráfego.
Distinguindo-se pela sua atuação rápida e eficaz, note que, em caso de uso indevido, as partes mais sensíveis do carro podem ser danificadas. Portanto, use sempre estes produtos de acordo com as instruções e enxague bem a seguir com água.

Utilização segura de produtos de limpeza ácidos e alcalinos

Com produtos de limpeza ácidos e alcalinos é muito importante usar equipamentos de proteção adequados, como luvas. Os produtos são corrosivos para a pele e os olhos e podem causar sérios danos físicos, se usados ​​incorretamente. Além disso, também é importante ter cuidado com as superfícies dos carros. O alumínio não tratado, por exemplo, é muito sensível a ácidos e agentes alcalinos. Portanto, trabalhar com segurança é muito importante.

Além disso, nunca misture agentes ácidos e alcalinos. Ambos os produtos de limpeza perdem o seu efeito, mas pior do que isso é que pode ocorrer uma violenta reação química que conduz ao calor e, no caso mais extremo, ao perigo de explosão. Além disso, o vapor libertado pode ser muito prejudicial à saúde.

Conclusão: escolha o valor de pH e o produto de limpeza certo

O valor do pH fornece informações importantes para encontrar o produto certo. Ao estar ciente disso, é possível economizar tempo e dinheiro, obter melhores resultados finais e ainda evitar danos desnecessários. Note que o valor do pH não diz tudo sobre o resultado de um produto de limpeza. Os fatores mais importantes são as matérias-primas de que um produto é feito e como essas se relacionam entre si numa fórmula. Por exemplo, um produto para remover ferrugem, normalmente com um valor de pH de 0 a 3, pode agora repentinamente ter um valor de pH de 6 a 7, como o exemplo do Iron Wash da Cartec.

Portanto, não olhe apenas para o valor de pH, mas também leia atentamente à descrição comercial de um produto de limpeza para descobrir como funciona 👌

Gostou do nosso artigo?

Compartilhe 😉

Outras notícias
Desenvolvido por: InoveOnline
Ao navegar no nosso website está a concordar com a utilização de cookies para melhorar a sua experiência, personalizar e medir anúncios e, melhorar a qualidade do website. - Saiba mais aqui