x

Recrutamento









2023-05-08

COMO UTILIZAR UMA PISTOLA DE GRAVIDADE?

As pistolas de pintura vieram facilitar as nossas vidas na hora de pintar, mas isso não quer dizer que sejam fáceis de usar. Neste post mostraremos como utilizar a pistola de uma forma correta e algumas dicas para um resultado profissional.

Forma correta de usar uma pistola de gravidade.

É muito importante o ângulo entre a superfície e a pistola ser mantido a 90º,e mover-se à mesma distância e velocidade estável como a superfície, caso contrário, a pintura pode ficar irregular. Ou seja, não gire em arco pelo pulso ou cotovelo. Ao seguir estes passos corretamente terá um resultado uniforme e sem desperdícios de tinta. A distância deve ser preferencialmente de 150 a 200 mm (deve verificar com o fornecedor da tinta). Se der pouca distância, entre a pistola e a superfície, é fácil causar problemas como escorridos, efeito casca de laranja e a pulverização irregular. Caso der uma distância maior, a taxa de utilização do revestimento é baixa e o tempo das partículas de revestimento no ar também é longo.

correto e errado

Como ajustar a minha pistola de pintura?

Pressão do ar de pulverização

A escolha da pressão de ar de pulverização correta está relacionada a muitos fatores, como tipo de tinta, o tipo de diluente (rápido, lento) e a viscosidade após a diluição. Na operação de pulverização, procure atomizar o material líquido, e ao mesmo tempo exigir que o solvente contido no material líquido evapore o mínimo possível.

Geralmente, a pressão do ar a 0,35~0,50MPa é o melhor ajuste , ou depende da depuração e pulverização.

Com pressão de ar de pulverização adequada pode obter, claramente, a pulverização pretendida, taxa de emissão e requisitos mínimos para largura de pulverização. Se a pressão for muito baixa, a atomização pode não ser boa. A tinta é borrifada na superfície do componente como chuva, que tende a ceder, formar furos e formar bolhas. No entanto, se a pressão for muito alta, pode evaporar excessivamente, formando o chamado fenômeno de spray seco em casos graves.

O fluxo de ar é ajustado por meio do regulador de consumo de ar montado acima da pistola e mais precisamente por meio do botão na parte inferior do punho de algumas pistolas manuais.

Abertura do leque

A abertura do leque deve ser medida no papel antes da pulverização. Isso é muito importante porque é uma medição abrangente da distância e pressão de ar da pistola de pintura. Durante o teste, a distância entre o bocal e a parede é aproximadamente a largura de uma mão quando a palma da mão é aberta. Puxe o gatilho até o fim e solte-o imediatamente.

Isto permite controlar a largura da pulverização, regulando o ar que vai para as aberturas da capa de ar. Desta forma, o consumo de ar é controlado através das saídas da capa de ar e permite que o leque passe de jato plano (aberto - máximo) para jato redondo (fechado).

Produção de fluídos

Tendo selecionado o bico adequado / conjunto de tamanho de agulha e a pressão do fluido, é possível controlar ainda mais a saída alterando o curso da agulha.

Como resolver os problemas mais comuns?

Pulverização distorcida:
Pulverização distorcida: desatarraxar ligeiramente o anel de retenção da capa de ar e rodar uma meia volta. Se o defeito continuar, uma das saídas solvente e desobstruir as saídas de ar com ar comprimido. Se o defeito permanecer, significa que o bico está danificado.


Pulverização deslocada
Pulverização deslocada: é devido a um defeito na abertura do leque. Limpe a capa de ar e os bicos. Certifique-se de que a capa de ar está corretamente centralizada no bico, que o bico selecionado não é  grande o suficiente para a agulha, porque ao trabalhar com uma grande abertura da agulha ou com a agulha quase fechada, o leque de pulverização não é uniforme em todas as direções.


Padrão fragmentado
Padrão fragmentado: a pressão de ar (bar) é muito elevada nas saídas: rode o leque no sentido horário para reduzir a pressão de ar e aumentar a saída de tinta.


Jato de tinta muito espesso ao centro
Jato de tinta muito espesso ao centro: este é o inverso do problema anterior: a saída de tinta é muito elevada para a pressão de ar selecionada: aumente a pressão de ar de pulverização e reduzir a saída de tinta, se a tinta for muito grossa.


Padrão de pulverização intermitente
Padrão de pulverização intermitente: Uma entrada de ar no circuito de pintura cria um padrão intermitente quando : o copo de tinta está quase vazio, quando o bico não está apertado no seu assento. Se o problema persistir, remove o bico e faça uma limpeza cuidadosa. Verifique se o assento não está danificado, retire o bico e coloque novamente. Verificar-se: a saída de ar da tampa do copo não está bloqueado e a tinta é suficientemente homogénea e fluida (utilizar o copo de viscosidade).

Limpe e mantenha sua pistola de gravidade regularmente: Para garantir um desempenho ideal e uma vida útil longa para sua pistola de gravidade, é importante limpar e mantê-la regularmente. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante para limpar e armazenar corretamente a sua pistola de gravidade após o uso.

Pratique para aperfeiçoar suas habilidades: Embora a técnica correta seja essencial para usar uma pistola de gravidade, é importante lembrar que a prática leva à perfeição. Não desanime se suas primeiras tentativas não forem perfeitas - continue praticando e ajustando sua técnica para obter melhores resultados.

Conhece as nossas pistolas de gravidade

Logo ani

Quer receber a nossa newsletter?

Quer ser nosso revendedor?

Siga-nos nas redes sociais!

Outras notícias
Desenvolvido por: InoveOnline
Ao navegar no nosso website está a concordar com a utilização de cookies para melhorar a sua experiência, personalizar e medir anúncios e, melhorar a qualidade do website. - Saiba mais aqui